terça-feira, 30 de setembro de 2008

Projeto Oxygen do MIT

Desde sua criação, o projeto Oxygen, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), procura levar a tecnologia na área de informática para o próximo nível, saindo dos tradicionais teclado e mouse para ferramentas que sejam usadas em movimento, se baseando na visão e fala dos usuários. Um dos objetivos do projeto é popularizar os computadores para que eles se tornem tão abundantes quanto o ar (dai vem o nome Oxygen, oxigênio em inglês).

O alvo que os criadores da rede Oxygen é fazer com que as pessoas "conversem" com os pcs como se estivessem falando com outro humano, para isso foram criadas novas tecnologias, como:

  • Sistema multilingue para reconhecer tudo que o usuário disser.
  • Pode fornecer informações, como tempo ou horário, de diferentes locais do mundo, independente de onde a pessoa estiver.
  • Conjunto de câmeras e microfones que descobrem onde o usuário está, respondem a comandos de voz e de gestos, e também elimina ruídos do ambiente.
  • Rede sem-fios e de máxima segurança que permite troca de informações entre usuários ou entre máquina e pessoa.

Além disso, existem outras funções que procuram resolver pequenos problemas ou apenas facilitar o dia-a-dia das pessoas.

Nenhum comentário: